Como inovar e oferecer um serviço de qualidade na sua ótica

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Como inovar e oferecer um serviço de qualidade na sua ótica

Muitos fatores podem ajudar você a manter um serviço de qualidade na sua ótica. Mas a inovação é o que fará com que seu negócio se destaque.

Ser inovador, no entanto, não se resume a criar algo do zero. Em alguns casos pode até ser, mas inovar tem muito mais a ver com aperfeiçoamento do que com a criação pura e simples.

Ou seja, quando melhoramos a forma como fazemos o que já fazemos, estamos inovando.

Já parou para pensar que o Facebook não foi a primeira rede social e o Google não foi o primeiro buscador de internet? Pois é!

Mas o que fez essas empresas se tornarem referência em seus nichos de mercado? Se pensou em inovação, acertou!

O processo de inovação

Como inovar e oferecer um serviço de qualidade na sua ótica
Descobrir uma oportunidade, criar e desenvolver ideias fazem parte do processo de inovação.

Inovar é fundamental porque permite que as empresas explorem novos mercados, realizem novas parcerias e aumentem o valor de suas marcas. 

Porém, há toda uma ciência por trás deste conceito. São etapas que definem aquilo que chamamos de processo de inovação.

Descobrir uma oportunidade, criar e desenvolver ideias, refiná-las em formas úteis, e usá-las para obter lucros, aumentar eficiência e reduzir custos. Tudo isso faz parte do processo de inovação, como veremos a seguir:

Pensamento Estratégico

O processo de inovação começa com a ideia de se estabelecer uma vantagem estratégica no mercado. O pensamento estratégico fica em áreas onde ações inovadoras terão maior potencial.

Pesquisa

Através de pesquisas é possível descobrir necessidades específicas de seu público. A pesquisa inclui, também, tecnologias emergentes, mudança social e valores do cliente e, assim, são criadas oportunidades novas e significativas para a inovação.

Insight / Descoberta

O insight é o resultado de um processo dedicado de análise e desenvolvimento. Não ocorre porque alguém, de forma casual, descobriu uma solução em potencial, mas sim porque a equipe buscou de forma diligente e persistente por ela.

Desenvolvimento de inovação

É o processo de vai dos testes à primeira execução. Ações de marketing e seus potenciais resultados são projetados nesta etapa através de um processo multidisciplinar integrado.

Desenvolvimento de Mercado

É o processo de preparação para que seus clientes percebam os resultados da inovação de seus serviços. Quando bem executada, essa ação é capaz de aumentar rapidamente seu volume de vendas.

Venda

É o retorno financeiro esperado com seu planejamento. No caso de inovações de melhoria de processos direcionados internamente, os benefícios são colhidos no aumento da eficiência e na produtividade.

É importante frisar que o pós-venda é tão ou mais importante do que a venda em si. Reclamações ou dúvidas devem ser imediatamente atendidas com presteza, eficiência e simpatia.

Como inovar e oferecer um serviço de qualidade na sua ótica

Como inovar e oferecer um serviço de qualidade na sua ótica
Estar próximo do cliente e atento às suas necessidades é importante para oferecer um serviço de qualidade em sua ótica.

Em tempos de mercados cada vez mais competitivos e, no caso do Brasil, uma forte crise econômica, os donos de ótica sabem como é difícil se destacar e conquistar mais clientes.

Com efeito, os gestores se veem obrigados a criar soluções que ajudem a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos, criando um diferencial e atraindo novos públicos.

No entanto, este é o terreno perfeito para implementar os conceitos da inovação, pois ela permite que mudanças sejam realizadas nos métodos de trabalho, no modelo de negócio, e na forma como a empresa se relaciona com seus consumidores.

E é por meio dessas melhorias que a ótica consegue sair na frente dos concorrentes, se tornar reconhecida e alavancar seus resultados.

Como se vê, é possível investir na inovação para óticas, implementando desde ações mais simples, como a mudança na forma como os vendedores se relacionam com os clientes, até nas mais complexas, como no acompanhamento da moda, que pode influenciar o nível das vendas.

Lentes de contato e a inovação

A questão é que, ainda que seja necessário realizar alguns investimentos financeiros, eles não devem ser considerados “gastos” — visto que, com o direcionamento e as estratégias adequadas, é possível alcançar resultados duradouros, estabelecendo uma relação custo/benefício totalmente satisfatória.

Lentes de contato são, por si só, produtos ainda vistos como inovadores. Muita gente ainda tem receio de aderir ao uso de lentes de contato.

Com toda a certeza temos aí um produto que se encaixa perfeitamente à elaboração de uma estratégia de inovação e, consequentemente, à prestação de um serviço de qualidade em sua ótica.

Inove e atraia mais clientes

Como inovar e oferecer um serviço de qualidade na sua ótica
Lentes de contato ainda são consideradas um produto inovador .

Veja a seguir algumas dicas úteis de como inovar no serviço e na experiência que sua ótica poderá oferecer a seus clientes.

Aposte no marketing digital

Utilizar as ferramentas de marketing irá ajudar sua ótica a se comunicar de forma muito mais criativa com seu público.

O marketing está em praticamente tudo o que fazemos, mesmo que de forma não intencional. Porém, quando as ferramentas de marketing são utilizadas de forma consciente a seu favor, os resultados aparecerão muito mais cedo.

No caso de uma ótica, atuar de forma regional, além de ser mais econômico, poderá ser muito mais eficaz.

É aí que entra o chamado marketing digital, que tem como pontos fortes a possibilidade de direcionar suas ações de publicidade somente para regiões onde você atua, além de permitir interatividade com seu público.

Ou seja, é possível estabelecer um contato direto, receber feedbacks instantâneos e acompanhar o que tem sido falado sobre a empresa nas redes.

Seja vendedor pelo menos uma vez por semana

O contato físico com seu público é muito importante para sentir seus anseios e desejos. Observe como o seu cliente se comporta em sua loja. Atenda. Faça perguntas. Esteja atento às respostas e peça sugestões de melhoria.

Essa experiência, somada às informações coletadas através das ações de marketing digital, serão de grande valia para descobrir novos caminhos no processo de inovação.

Observe a concorrência

Observar a concorrência é tão importante que há um conceito em marketing que designa essa ação: “Benchmarking”.

Avaliando sua ótica em relação à concorrência, você cria um parâmetro importante na busca por melhores desempenhos e encontra ideias para aperfeiçoar seus próprios métodos.

Planeje-se para executar as ideias

Como vimos, inovar envolve, além de criatividade, trabalho, observação e pesquisa. É um processo que demanda metodologia, mas que, quando bem executado, lhe dará as ferramentas certas para se destacar no mercado, oferecendo um serviço inovador e de qualidade à sua ótica.

Quer ter mais ideias para implementar à sua ótica? Então confira esse artigo: “e-commerce óptico: como atrair mais clientes para o seu negócio online”.

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